O Pró-Ética é uma iniciativa que promove o reconhecimento público de empresas comprometidas com a prevenção e o combate à corrupção, por meio da divulgação de lista anual de empresas positivamente avaliadas e pela a utilização da marca “Empresa Pró-Ética”.

Conheça Detalhes do Pró-ética
 
Saiba como podemos ajudar a sua empresa

Conheça Detalhes do Pró-ética

O uso da marca “Empresa Pró-Ética” indica que a empresa teve, naquele ano, seus esforços na promoção da ética e da integridade reconhecidos pelo Comitê-Gestor do Pró-Ética, composto por relevantes instâncias governamentais e da sociedade civil.

O questionário de avaliação do Pró-Ética, a partir da edição 2018-2019, evoluiu para uma abordagem avaliativa mais centrada nas evidências sobre o desenho, a aplicação e a maturidade dos programas de integridade apresentados.

Em uma avaliação de programa de integridade, espera-se verificar sua existência, aplicação e efetividade. Portanto, cabe à empresa demonstrar que o programa está devidamente instituído, com procedimentos em prática na sua rotina e que não é, portanto, mera declaração de intenções.

Para isso deve ser preenchido, até 31 de janeiro de 2019, um Questionário de Avaliação cuja pontuação máxima é de 100 pontos, divididos entre seis áreas:

I – Comprometimento da Alta Direção e Compromisso com a Ética – 25 pontos;

II – Políticas e Procedimentos – 25 pontos;

III – Comunicação e Treinamento – 15 pontos;

IV – Canais de Denúncia e Remediação – 20 pontos;

V – Análise de Risco e Monitoramento – 10 pontos; e

VI – Transparência e Responsabilidade Social – 5 pontos.

Serão consideradas aprovadas para figurar na lista de Empresas Pró-Ética as empresas que obtiverem pontuação igual ou superior a 70 pontos e que tenham obtido, no mínimo, 40% da pontuação em cada área do questionário.

A Secretaria-Executiva do Pró-Ética poderá publicar exemplos de boas práticas de integridade adotadas pelas empresas constantes na lista de Empresas Pró-Ética, com objetivo de reconhecer, destacar e divulgar estas empresas, bem como incentivar a adoção de boas práticas por outras.

O grande benefício obtido com esse processo pelas empresas que não figurarem na lista de Empresas Pró-Ética é a entrega, pelo Comitê Gestor, de um relatório detalhado com a avaliação das questões respondidas e da documentação disponibilizada. Este relatório indica pontos de melhoria a serem observados para o aprimoramento do seu Programa de integridade. Com sua observação, a empresa poderá retornar com mais chances de figurar na lista no próximo ciclo do Pró-Ética.

O que nós faremos para ajudar sua empresa a chegar lá

Com base em nossa experiência, tendo inclusive auxiliado empresas que já obtiveram o selo nas edições anteriores, oferecemos serviços que abrangem as seguintes fases:

(i) Apresentações e orientações sobre as ações esperadas durante cada fase do processo de aplicação para o selo Empresa Pró-Ética;
(ii) Avaliação das práticas atuais adotadas pelo cliente, considerando os requisitos do Pró-Ética;
(iii) Avaliação das condições, requisitos e documentação suporte para a aplicação ao Pró-Ética: Perfil da Empresa e Questionário de Avaliação (6 áreas);
(iv) Auxílio na implementação de planos de ação necessários para a aplicação com sucesso ao Pró-Ética
(v) Revisão e, de acordo com o necessário, auxílio na elaboração de documentação complementar para atendimento dos requisitos do processo do Pró-Ética;
(vi) Quaisquer atividades ou ações adicionais necessárias, tais como treinamentos, apresentações, avaliações, pesquisas, etc.

Quer saber mais detalhes? Fale conosco:

Nome

E-mail

Telefone

Mensagem