Pilar 5 – Canal Ético ou de Denúncia

O Canal de Denúncias deve ser implantado com o apoio da Alta Administração e também ter seu uso incentivado por ela. Ele tem como finalidade reforçar o compromisso com um ambiente integro, transparente, seguro e produtivo, disponível para colaboradores, clientes, parceiros de negócios, fornecedores, acionistas e público externo. 

A falta de um Canal na empresa pode gerar graves prejuízos a empresa, uma vez que violações podem não ser analisadas da forma correta. O que pode gerar a sensação impunidade, ambiente de trabalho tóxico, desenvolvimento de transtornos mentais como ansiedade e depressão (no caso do assédio, por exemplo) e consequências trabalhistas. 

A Missão Compliance oferece o serviço “Canal Ético”, que é um meio de obtenção de relatos para uma organização. Os relatos, que podem ser encaminhados de modo anônimo ou nomeado, são recepcionados através do Portal do Canal, e-mail ou telefone. Tanto o atendimento on-line (telefone) quanto os offline (e-mail e plataforma) são feitos por um analista de Compliance. 

Todos os relatos recebidos passam por uma triagem para classificação, eventual coleta de informações e outras medidas. Tendo o relatório consolidado, o envio é feito para o cliente para as medidas cabíveis. O recomendado é que haja uma investigação interna! Trataremos mais deste pilar de Compliance no próximo texto.