Pilar 4 – Comunicação e Treinamento

Este pilar se inicia no Programa de Compliance, que é regulamentado em partes pela Política de Compliance. Essa Política cria obrigações relacionadas ao Programa e prevê o Plano de Comunicação e Treinamento. Este plano, por sua vez, estabelece prazos, públicos-alvo e temas para as comunicações e treinamentos. 

Estabelecer as diretrizes e prazos para a concretização deste pilar é fundamental para a REGULARIDADE, e esta é uma palavra muito importante, uma vez que os seres humanos tentem a esquecer muitas informações com o passar do tempo.  

Quem pode nos ajudar nessa explicação é o cientista Ebbinghaus que, em 1885, elaborou a Curva do esquecimento e retenção:

Podemos notar que há uma relação direta entre retenção de conhecimento e número de revisões! Ensinar e relembrar conteúdos sobre os temas de Compliance, Código de Conduta (principalmente assédios), confidencialidade, corrupção entre outros, é necessário para que cotidianamente os colaboradores (e até mesmo terceiros) apliquem estes ensinamentos, visando a construção da cultura de Compliance.